
RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA
ROMANCE "ROSAS PARA LAURA" DE PÁDUA SOUSA
“Rosas para Laura”, o novo romance do escritor bernardense Pádua Sousa é um romance ambientado em São Bernardo - MA. Essa terra banhada pelo Velho Monge é mostrada por meio das palavras de forma detalhada como um álbum vivo de fotografias na mente daqueles que o ler, resgatando memórias nostálgicas daqueles que viveram, e aguçando a imaginação dos que não tiveram a oportunidade de passear de banco, cocho ou lancha nas águas do Rio Buriti; em ouvir os romances contados pelas senhoras nas frentes das casas à luz dos portes antes do sinal anunciar que as luzes se apagariam; das festas de primeira ou das noites da maloca bernardense; ou ainda ouvir as mensagens anunciadas na saudosa voz da torre da igreja matriz; das "guabirabas" e "criulis" que enfeitavam alguns caminhos de nossas cidade e aguçavam o paladar daqueles que não resistiam essas iguarias hoje escassa na cidade. Mas, além disso, também é mostrado as implicações política, as disputas das grandes famílias e as mazelas da sociedade daquela época.
O enredo desse livro desenvolve entorno do romance de dois personagens bernardenses: Bernardo, filho de um pedreiro mestre de obra, e Laura, filha mais nova de uma de conhecido comerciante. Os dois desde crianças quando estudavam o primário, na Escola Henrique Couto, tinham uma amizade intensa, que aos poucos se transformou em paixão, porém o contexto social, as más intenções de algumas pessoas e tempo os separaram.
Neste livro o leitor verá no passar das páginas os personagens crescendo, e com eles seus sentimentos um pelo o outro e por outras pessoas, e ao mesmo tempo, a própria linguagem do livro também amadurece, numa metáfora da metamorfose dos sentimentos sobre o agir do tempo.
O autor construiu um romance no qual o leitor se apegará e tomará partido pelas histórias, ora de Bernardo, ora de Laura, seja pela lembrança de um amor de infância, ou nas decisões tomada da vida, como sair de sua terra e buscar continuar os estudos para conseguir condições melhores, mas deixar sua amada, como Bernardo, ou não ter opção de poder sair e ter que seguir os desejos da família e aguardar na esperança a volta do seu amado, como Laura.
Em cada capítulo dessa obra o autor vai proporcionando uma experiência íntima com os protagonistas, nos fazendo sorrir, se alegrar, entristecer e refletir sobre as decisões dos personagens e das nossas tomadas no decorrer dos anos, numa leitura gostosa e atrativa com reviravoltas e segredos guardados por anos. Um obra com uma trama que comparo com a novela "El amor en los tiempos del cólera" escrita pelo colombiano Gabriel García Márquez, publicada em 1985, que igualmente mostra um romance de um casal de dois jovens de classes diferentes que sofrem intervenções e adversidades da vida numa linguagem semelhantemente detalhada e que também aos poucos vai tornando-se mais"caliente", e, por isso recomendo a indicação para a partir de 16 anos.
Enfim, “Rosas para Laura” é um romance que mostra a metamorfose de um amor de infância de dois personagens bernardenses que sofrem as ações das diferenças sociais, da maldade das pessoas e do inevitável tempo. No qual proporciona algumas indagações: será que um amor de infância é capaz de superar tudo, inclusive o tempo? O que os corações podem guardar após décadas e outras paixões? São reflexões e respostas que vocês leitores terão ao ler "Rosas Para Laura o novo romance do poeta bernardense Pádua Sousa.
(Willberth Galeno)
%20(120%C2%A0cm%20%C3%97%2090%C2%A0cm)%20(90%C2%A0cm%20%C3%97%20120%C2%A0c.png)